EXPOSIÇÃO HORTAS DE LISBOA. DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO XXI

SINOPSE

Informamos que, devido ao novo confinamento, decretado para o país, todos os núcleos do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Santo António, Teatro Romano e Casa dos Bicos, estarão encerrados entre os dias 15 de janeiro e 14 de fevereiro de 2021.

--------------------------

Data: de 23 de outubro a 19 de setembro

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta

Soberania, segurança e sustentabilidade alimentar das cidades. Foi da reflexão sobre estas três ideias que nasceu a exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, que o Museu de Lisboa inaugura a 22 de outubro.

Entre olhares históricos e contemporâneos, recuamos até à época medieval para descobrir hortas no coração da cidade (Praça da Figueira, Rossio, Martim Moniz). Mas também perspetivamos o futuro através das mais recentes técnicas à nossa disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.

Uma pesquisa etnográfica realizada pelo Museu de Lisboa traz-nos a diversidade de hortelãos da cidade revelando sentidos de pertença, práticas, narrativas e redes de entreajuda que refletem diferentes origens e percursos migratórios.

A forma como a prática hortícola se foi apropriando de espaços públicos e os desafios que se colocam ao abastecimento alimentar das grandes cidades são também temas abordados nesta mostra, produzida pelo Museu de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Uma «biblioteca» de sementes partilhada por alguns dos guardiões da biodiversidade existente nos parques hortícolas municipais de Lisboa encerra a exposição.

O Museu de Lisboa criou um blogue associado a esta exposição, um espaço de partilha de conteúdos e de experiências para todos aqueles que, de diferentes maneiras, se interessam por este tema. Participe! exposicaohortasdelisboa.blogspot.com

HORÁRIO TEMPORÁRIO: terça-domingo, 11h00 - 17h00

Encerrados à segunda-feira e nos dias 1 de maio, 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Endereço Campo Grande, 245 1700-091 Lisboa

Como chegar Autocarros: 701, 717, 731, 735, 736, 738, 747, 750, 755, 767, 778, 783, 796, 798

Metro: Campo Grande

Contactos +351 217 513 200 info@museudelisboa.pt