UMA HISTÓRIA CHAMADA LISBOA - RETIROS DO PASSADO

SINOPSE

Uma História chamada Lisboa é um ciclo de oito performances com narrativas históricas e ficcionais que têm Lisboa como protagonista. Entre novembro e junho de 2021, todos os meses e nos diferentes núcleos do Museu de Lisboa, a atriz/narradora Ana Sofia Paiva e o cantor/compositor Marco Oliveira propõem um percurso de histórias e lendas com narração e leitura de contos populares, histórias de vida, trechos, poemas e factos do ideário lisboeta, com interferências musicais ligadas às raízes da canção urbana e ao ambiente sonoro do quotidiano da cidade. Cada capítulo apresenta um tempo histórico da cidade, um imaginário.

10 e 11 de abril – 16h30
Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
Retiros do passado
«Nas hortas não há cristais / Pois a não ser nos salões / O cristal não vale mais / Que o barro dos canjirões.»
Olhar as ruas de hoje, alcatroadas, onde outrora havia campos e pomares. Cheirar nas praças de pedra o trigo dos antigos ferragiais, oliveiras e hortaliças, touros, pasto e arraiais. Pensar esse tempo dos convívios nas hortas e perguntar, alfacinhas que somos: Lisboa, cidade verde, onde estão tuas searas, teus vinhedos, teus folguedos, teus pregões e aventais?

Aguarde um momento...