VISITA ORIENTADA EM DIRETO NO ZOOM|EXPOSIÇÃO HORTAS DE LISBOA. DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO XXI

SINOPSE

Visita orientada à exposição realizada em direto através da plataforma Zoom. Com a participação dos comissários da exposição.

Ao comprar o bilhete receberá um link do Zoom para acesso à visita orientada.

A exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI. convoca novos olhares, históricos e contemporâneos, sobre as hortas que, desde a Idade Média, têm vindo a marcar a paisagem da cidade de Lisboa e os sistemas alimentares urbanos. Dois eixos temáticos estruturam estes olhares: a água e os trajetos de pessoas, plantas, sementes, ideias e práticas. Produtos mimosos, ervas aromáticas e medicinais, flores e árvores de fruto constituem o corpus que, nas almuinhas, nas hortas das cercas conventuais e monásticas, nos paços reais, nas quintas de recreio e, mais recentemente, nos parques hortícolas, nas varandas e nos quintais da cidade, revela práticas hortícolas ancoradas em saberes ancestrais e em técnicas inovadoras. Lugares de criatividade, resistência e agência, nas hortas forjam-se sentidos de pertença e identidades, criam-se redes de entreajuda e gerem-se conflitos, emergem práticas e narrativas de permanência ou de viagem e revelam-se mundos sensoriais em constante reconfiguração.

Comissariado por Daniela Araújo, em colaboração com Joana Sousa Monteiro e Mário Nascimento.

Aguarde um momento...