O MUSEU E A CIDADE | EN LIXBOA SOBRE LO MAR. A CIDADE MEDIEVAL 14 de dezembro de 2022

A partir da sala dedicada à Lisboa medieval, contextualizam-se as peças expostas, cronologicamente situadas entre a conquista da cidade pelas tropas comandadas por D. Afonso Henriques (1147) e a ascensão ao trono do rei D. Manuel I (1495).
Nesta visita, Ana Paula Antunes e Paula Almeida Fernandes, investigadores do Museu de Lisboa, vão explicar como neste período a cidade se tornou «capital» do reino de Portugal, como o culto a São Vicente teve dimensão «nacional» e como o castelo de Lisboa adotou o nome de Castelo de São Jorge.
Estes são apenas alguns episódios da história de uma cidade que, pouco tempo depois, veio a ser a capital de um imenso império marítimo.